domingo, 21 de dezembro de 2008

Solstício de Inverno

A noite mais longa do ano

O Encontro entre o Céu e a Terra

O Solstício de Inverno marca a noite mais longa do ano.

É o apogeu do Inverno, o ponto culminante da escuridão e do frio que afasta a vida.

O apogeu, marca também o início da decadência.
Uma vez que se trata do apogeu da sombra, que entra agora em decadência; estamos pois perante o regresso à luz.

A noite começa gradualmente a encurtar até ao Solstício de Verão; momento em que os papéis se invertam na eterno equilíbrio da natureza.

É a estação da colheita.

YULE: um vocábulo de origem germânica absorvido pelo idioma inglês.
Nos dicionários, é descrito como uma palavra antiga (não utilizada) para designar... o Natal!

Marca um ciclo de vida da Terra e da sua relação com o Sol.

As culturas européias do neolítico atribuíam grande importância a este período, como atestam as muitas construções megalíticas a ele relacionadas.
Stonehenge e Brú Na Bóinne, na Irlanda. Esta última, trata-se de uma enorme estrutura, erguida pelos habitantes da Irlanda neolítica há mais de 4500 anos, é uma obra prima da engenharia pré-histórica. Um monte erguido artificialmente sobre uma câmara em forma de cruz, que tem penetra mais de 24 metros no interior do monte.
Lá dentro reina a escuridão total e o silêncio; apenas existe uma excepção, durante três dias por ano: no Solstício de Inverno e nos dias imediatamente antes e depois dele.

Actualmente, com o auxílio de computadores e cálculos, é possível determinar com exactidão o ponto exacto do horizonte oriental em que o sol nasce, a cada dia. Mas naquela época, em 2500 A.C., eram necessários muitos anos de observação e de conhecimento do movimento da terra e das orbes celestes para determinar com precisão o momento.
Isto demonstra claramente que o Solstício de Inverno é uma data importante para a humanidade há muito tempo.
Pesquisas arqueológicas indicam que, no interior da câmara subterrânea de BRÚ NA BÓINNE, eram colocados os corpos e as cinzas dos mortos. Ali permaneciam, intocados durante, quase, todo o ano. Mas, nos três dias do Solstício de Inverno, eis que: entram na câmara os primeiros raios do sol nascente, o Novo Sol que volta a crescer depois do Inverno, trazendo consigo a certeza de que, após o frio invernal, sem dúvida virá o brilho e a certeza da primavera e da vida que renasce.
Ao iluminar o interior da câmara, os raios do sol – um pilar de luz – penetra no útero da Terra, onde as cinzas dos mortos haviam sido depositadas, fecundando-as novamente, e assim garantindo a continuidade da vida após a morte.

É esse o significado do simbolismo do Solstício de Inverno: A união do Sol (princípio masculino) com a Terra (princípio feminino).

É o milagre do renascimento e a preservação da vida.

É a união do e em Equilíbrio, que garante que a Primavera regressará, e com ela: a alegria, a fertilidade, e o amor da Terra e de todas as suas criaturas.

Sem comentários: