segunda-feira, 27 de abril de 2009

Mosteiro de São Pedro de Ferreira


O pórtico principal está inserido em corpo pentagonal, solução comum às Igrejas do Salvador de Unhão, São Vicente de Sousa e Santa Maria de Airães.
Mostra um tratamento decorativo de acentuado valor. Esta decoração tem sido comparada ora com a do Portal del Obispo da Catedral de Zamora, ora com a igreja de San Martiño de Salamanca, ora ainda com soluções decorativas da arte almóada de Sevilha da segunda metade do século XII.

O que faz da Igreja de São Pedro de Ferreira uma obra singular, para além da excelência da sua arquitectura, é o facto de se conjugarem em harmonia e em partes comuns da Igreja alçados e motivos ornamentais oriundos de diversas regiões e oficinas: Zamora-Compostela, Coimbra-Porto e Braga-Unhão.

No século XIII, o Mosteiro foi integrado na Ordem dos Cónegos Regrantes.
Fronteira à fachada principal, conserva-se a ruína de uma ante-igreja ou galilé de função funerária, excelente testemunho deste tipo de construção.

Restaram duas peças funerárias: um sarcófago trapezoidal e a tampa de sepultura com estátua jacente do túmulo de D. João Vasques da Granja.

- Guia da Cidade

Sem comentários: