sexta-feira, 31 de julho de 2009

A figura parda de Frei António de Lisboa

Frei António de Lisboa foi uma figura parda e parca.

Parda porque representava os interesses de uns quantos em transformar a Ordem militar e religiosa de Cristo, numa Ordem puramente monacal - uns autênticos gatos de lareira ...

Parca, porque nunca esteve à altura de ser prior do Convento de Cristo.

Vejamos algumas referências históricas e 'fotográficas':

A empreitada de maior porte ficou a dever-se ao ímpeto reformista de Frei António de Lisboa, que visava reconduzir a Ordem de Cristo à pureza de que andava afastada, impondo-lhe uma nova orientação religiosa a partir de 1529.

A Ordem de Cristo passou a ser, basicamente, uma ordem de clausura, com uma regra mais adaptada a fazer face às exigências rigoristas.

A nova regra imposta por Frei António, bem como os novos estatutos, inspiravam-se na Regra de São Bento. Mas adapta-a aos novos tempos em que se anunciava uma necessária renovação e melhoria do comportamento das ordens, para as reconduzir a um objectivo monacal.

Para levar a cabo este projecto foi encarregado o arquitecto João de Castilho.

Em 6-3-1530, D. joão III encomendou, por carta, a obra ao mestre arquitecto.

Em 30-6-1533, João de Castilho assinou o contrato, onde figuravam dez desenhos de plantas e alçados.

Adquiriu e houve o dito Frei António por títulos de compras e escambos uma grande e honrada Granja que estava a um quarto de légua desta Vila, Rio acima, onde se chama a Pedreira, a qual começa em um Casal da Mesa Mestral que se chama de Meia Via, que foi aforado a Gil Pires Colaço e a sua mulher em vida de 3 pessoas, em que a derradeira foi seu filho Rui de Abreu; do qual El-Rei fez doação ao Convento, a instâncias de Frei António de Lisboa, por carta de 3 de Maio de 1531.

Ao redor deste Casal, por compras e escambos, adquiriu Frei António outros Casais, terras e olivais, em que ajuntou e fez esta Granja, e a mandou cercar de pedra em redor, salvo da banda que entesta o Rio, cuja demarcação é a seguinte:

Começa às casas de Nuno Amado, bem à foz do regato, e vai pelo Rio acima até ao Ribeiro que vem do Arrife; e daqui deixa o Rio e vai pela dita Ribeira acima, até à foz do Espinheiral; e daí à Portalinha dos Algares, e para sul à Portela da Manga, daí para poente ao Outeiro dos Algares, acima da Ponte de Paio Nunes, daquém da Ribeira; vai ao Outeiro da Feira, vai às terras de Pero Vás e volve para sul, e vai ao longo do Ribeiro até acabar no Rio, na foz do Ribeiro (perto dos Sases ou das Canas).

Em o vale que corre do Ribeiro da Fonte que vem de Paio Nunes, a um tiro de pedra do Rio, mandou fazer o dito Padre Frei António um grande cerco de paredes de pedra e cal da altura de mais de braça da craveira, para dentro dele, fazer pomar e vinha, pelo meio da qual corre a água do dito Ribeiro, ao longo do caminho que vai do Prado ao Convento.

E logo pegado com esta cerrada, da banda do sul, em um outeirinho pelo pé do qual vai o caminho da Vila para o Prado, mandou fazer o dito Padre Frei António, um assento de casas com seu Oratório, cercado de outro cerco de parede de pedra e cal, da mesma altura. Tem seu portal de entrada por onde podem entrar carros da banda do sul, e o assento de casas está e fica dentro do cerco da vinha e pomar, com que parte.
Os escambos fizeram-se de 1531 a 1543.

COUTADA DA GRANJA

É dada coutada de pesca e caça ao Convento da sua propriedade da Granja.

O Padre Frei António de Lisboa, para fazer uma granja para o dito Convento, mandou fazer um pomar de horta para recreação dos freires e religiosos dele, e para trazer algum gado necessário à Casa, e fazer suas lavouras e sementeiras em que, por ser muito perto da Vila, poderiam receber alguns danos, me pedia, por mercê, que lhe mandasse Coutar a dita Granja e terras dela, assi de gados como de caçadores, que nele não caçassem nem pescassem no Rio, enquanto partisse com as terras da dita Granja.

«Concedido».
11 de Maio de 1531 / Rei /.
(Fonte:Arquivo Nacional da Torre do Tombo)
Capela de S. Simão
Capela Nossa senhora da Conceição
Mas, para além de colocar um elefante dentro de uma pequena garrafinha, o frei prior, tratou de ambientar o "Santo Ofício" no Convento de Cristo, baixo adjudicância de D. João III - mais papista que o papa.

Era, a seguir, esta a imagem que João de Castilho e os freis nos deixaram da figura do prior a que chamaram de António de Lisboa - anjinho papudo ...

Sem comentários: