terça-feira, 31 de agosto de 2010

Ilustre e Honrado Varão

D. Egas Moniz, (designado) o Aio

A batalha de Valdevez entre os exércitos de D. Afonso Henriques e Afonso VII de Castela não teve um resultado decisivo para nenhuma das hostes envolvidas.

D. Afonso Henriques retirou-se para Guimarães com o seu Aio Egas Moniz e com os outros chefes das cinco famílias mais importantes do Condado Portucalense, interessadas na independência.

O monarca castelhano pôs cerco ao castelo de Guimarães, mas o futuro rei de Portugal preferia morrer a render-se ao primo.

D. Egas Moniz, fundamentado na autoridade que a sua posição e a idade lhe conferiam, decidiu negociar a paz com Afonso VII a troco da vassalagem de D. Afonso Henriques e dos nobres que o apoiavam.

O rei castelhano aceitou a palavra de Egas Moniz de que D. Afonso Henriques cumpriria o voto de vassalagem. Mas um ano depois, D. Afonso Henriques quebrou o prometido e resolveu invadir a Galiza, dando origem a um dos momentos mais heróicos da nossa história.

Vestidos de condenados, D. Egas Moniz apresentou-se com toda a sua família na corte de D. Afonso VII, em Castela, pondo nas mãos do rei castelhano as suas vidas como penhor da promessa quebrada.

O rei castelhano, diante da coragem e humildade de D. Egas Moniz, decidiu perdoar-lhe e presenteou-o com favores.

Dizem que esta terá sido uma estratégia inteligente por parte de D. Egas Moniz para que o primeiro rei de Portugal pudesse ganhar tempo.

Ao entregar-se, D. Egas Moniz ressalvava a sua honra e também a de D. Afonso Henriques, assegurando através da sua inteligência a futura independência de Portugal.
Na realidade, os Homens Justos e Honrados assim procedem.

4 comentários:

RUI GONÇALVES disse...

Olá!
Estaremos em terras de Leite Vasconcelos? Ucanha.. ponte de Ucanha? Será?

Sigillum disse...

Olá Degraconis,

Consta no nome da imagem:
Torre da Ucanha.

Basta colocar o "mouse" em cima da imagem, para saber do que se trata e a localização!

Saudações

RUI GONÇALVES disse...

Acredito que sim, que esteja no nome da imagem mas ao contrário do que, pelos vistos, terá pensado não foi pelo nome da imagem que vi tratar-se de Ucanha.

Tenho casa em Ucanha!

Simplesmente não vi no texto referência do local e lembrei-me de partilhar e puxar o tema para os comentários de uma forma interrogativa para todos os demais. Simplesmente isso.. De qualquer forma obrigado pela sua resposta.

Deixo aqui link para um video bem interessante de Ucanha:
http://www.youtube.com/watch?v=b9LDZubtw1g

Saudações

Sigillum disse...

Obrigada Degraconis, e parabéns, é um local lindo para se ter uma casa.

Saudações