terça-feira, 15 de março de 2011

Bushido: O Caminho do Guerreiro



Os homens devem moldar o seu Caminho.
A partir do momento em que vir o Caminho em tudo o que fizer, tornar-se-á o Caminho.


A vida é limitada, mas a Honra e o Respeito duram para sempre.
- Miyamoto Musashi

Bushido: significa, literalmente, "O Caminho do Guerreiro" - um código de honra não-escrito, uma filosofia de vida, uma auto-conduta, e um modo de vida para os samurais; fornece parâmetros para o Guerreiro viver e morrer com honra.
Para a classe guerreira, seguir o bushido, é dar ênfase à lealdade, fidelidade, auto sacrifício, justiça, modos refinados, humildade, espírito marcial e Honra acima de tudo; morrer com dignidade.

Formado e influenciado pelos conceitos do Budismo, Xintoísmo e Confucionismo, o código de honra do guerreiro samurai, conhecido como bushido, surgiu da combinação dessas doutrinas e religiões.

O Budismo relaciona-se com o bushido, através do destemor ao perigo e à morte.
O samurai não teme a morte pois assume os ensinamentos budistas, que fala da vida após a morte.
Voltar a ser guerreiro nas suas contínuas reencarnações, se assim o decidir.
Os samurais não têm medo do perigo, as técnicas de meditação Zen, são utilizadas como um meio de limitar qualquer temor.

Com os ensinamentos Zen, os samurais buscam harmonia com o seu Eu interior e com o mundo à sua volta. O desapego é a base para o samurai; com a prática do desapego, o samurai torna-se um verdadeiro Guerreiro.

Outras influências no bushido foram os preceitos do Xintoísmo: lealdade, o patriotismo e a reverência aos antepassados.
Com tal lealdade para com a memória dos ancestrais, os samurais empenham essa mesma reverência ao imperador e ao seu daimyo ou senhor feudal.
O Xintoísmo também dá importância ao patriotismo para com o país, o Japão. De acordo com o Xintoísmo, a Terra não existe apenas para suprir as necessidades das pessoas: "É a residência sagrada dos deuses e dos espíritos dos antepassados... A Terra deve ser cuidada, protegida e alimentada por um patriotismo intenso".

O Confucionismo oferece ao bushido, a relação entre os seres humanos e as suas famílias.
O Confucionismo ressalta o dever filial e as relações entre senhor e servo, pai e filho, marido e mulher, irmão mais velho e mais novo, e entre amigos.

Em conjunto com estas virtudes, o bushido afirma a justiça, benevolência, amor, sinceridade, honestidade, e autocontrole.
A Justiça é um dos factores principais no código samurai, bem assim como o amor e a benevolência, que são sumptuosas virtudes dos samurais.

Ver ainda: Bushido, na Wikipedia

Sem comentários: