domingo, 6 de março de 2011

S. Pedro de de Farinha Podre e São Pedro de Alva

São Pedro de Alva, foi sede do antigo concelho de São Pedro de Farinha Podre.

O Concelho foi extinto em 31 de Dezembro de 1853.

São Pedro de Alva, é hoje em dia uma freguesia do concelho de Penacova.
Foi em tempos, considerada a capital da Casconha.

A estrutura latina do primeiro nome de São Pedro de Alva, de que se encontra noticia, segundo o Dr. António Carlos Proença de Figueiredo, constitui imediato indício da sua Antiguidade, a tal respeito, o Dr. Joaquim da Silveira aponta algumas explicações: "Apesar de este topónimo ser constituído por duas palavras bem conhecidas, não é fácil conjecturar como se aplicaram para designar um lugar. O vocábulo Farinha sugere logo um moinho. Mas também é certo que a situação de Farinha Podre num alto, sem ribeiros correntes, mal permite pensar num engenho desses movido a água a que aquele vocábulo servisse de determinativo; e os moinhos de vento ainda não existiam no século XIII.
Assim, talvez esta estranha denominação tenha sido aplicada inicialmente, por chacota a algum simples casal ou "catraia" cujo dono ou tendeiro fosse acusado pelo povo de vender, por vezes, farinha estragada pela humidade ou por qualquer outro motivo, chamando-lhe por isso venda (ou casal) da "Farinha Podre".

As primeiras referências a S. Paio de Alva aparecem nas Inquisições de D. Dinis.

A antiga Farinha Podre constituiu uma das chamadas comendas novas da Ordem de Cristo, avaliada no ano de 1605 em duzentos mil reis (moeda da época), e foi morgado anexo ao senhorio de Góis, donde um ramo da família tomou o apelido Farinha (Vasco Fariam).

Nos séculos XII e XIII já aparece o nome de "Farina Putre" em documentos latinos. Com a denominação antiga de S. Pedro de Farinha Podre, que foi substituída pela actual por decreto de 21 de Fevereiro de 1889, foi sede do concelho de Farinha Podre (que correspondia em grande parte à unidade geográfica da região), extinto em 31 de Dezembro de 1853. Nesta data foi anexada ao concelho de Tábua, mudando para o de Penacova em 24 de Outubro de 1855. São Pedro de Alva, foi elevada a Vila a 16 de Agosto de 1991, estabelecido pelo Decreto-lei 99/91 de 16 de Agosto.

- Wikipedia

Sem comentários: