segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Castelo de Faria


Povoado fortificado proto-histórico romanizado; arquitectura militar medieval. Castelo cabeça da Terra de Faria com torre de menagem no centro de pátio delimitado por cerca de contorno irregular que reaproveita muralha antiga.

1128 - em conjunto com o Castelo de Neiva foram os primeiros a ser tomados pelo infante D. Afonso Henriques na revolta contra a sua mãe D. Teresa;

1373 - foi palco do episódio de Nuno Gonçalves, nas lutas contra Castela;

1400 - D. João I doou-o a D. Gonçalo Telles de Meneses que mandou pôr no Castelo as suas armas de 3 flores-de-lis [mentira, foi dele, que as retirou.];

Séc. XVI - já em ruínas as suas pedras são aproveitadas para a construção do convento do Bom Jesus do Monte da Franqueira.

O sítio possui uma sequência de ocupação humana muito longa que se inicia no 3 / 2 milénios a.c., tem vestígios do Bronze Final, prolongando-se depois até um periodo adiantado da época romana.
Posteriormente, na Idade Média, as construções situadas na coroa do outeiro foram adaptadas às necessidades do castelo cabeça da Terra de Faria, local de episódios bélicos e simbólicos notáveis na Baixa Idade Média.

(fonte: IHRU)

Comite nostro Ermigio, Alcaide Faria et Neiva.

Sem comentários: